Visando modernizar e agilizar o diálogo da Ouvidoria do município, a prefeita de Contagem, Marília Campos, assinou, nesta sexta-feira (2/9), um acordo de cooperação técnica com a Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais - OMPMG, que visa desburocratizar o fluxo de demandas do OMPMG relativas ao Executivo, que serão encaminhadas, a partir de agora, diretamente, para a Ouvidoria de Contagem, possibilitando respostas mais rápidas para o cidadão.
O projeto é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios – AMM, em parceria com o MPMG, que tem como objetivo o fortalecimento das ouvidorias municipais e a criação de um fluxo específico para as manifestações recebidas pelo Ministério Público (reclamações, elogios, sugestões, críticas e pedidos de informação) sobre questões relativas à Prefeitura.
Marília Campos ressaltou que a Prefeitura de Contagem vem investindo na participação popular e na descentralização do atendimento ao cidadão, por meio das administrações regionais, que, também, são uma porta de entrada para o cidadão falar com a Prefeitura e solicitar obras e serviços na cidade.
“Com a assinatura deste acordo queremos fortalecer na cidade o serviço de Ouvidoria do cidadão, que é um serviço a mais para ouvir a população e dar respostas sobre o Poder Público. Mas, também, queremos ressaltar todos os nossos canais de atendimento ao cidadão, fortalecendo, assim, o conjunto de ferramentas para o diálogo direto com as comunidades”, afirmou.
A controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, disse que a Prefeitura está estruturando bem a Ouvidoria do município para que possa atender todos os cidadãos dentro do prazo de atendimento. “A Ouvidoria tem suas metas. E estamos trabalhando, cada dia mais, para responder ao cidadão com mais credibilidade e transparência. Queremos que o cidadão tenha voz e seja ouvido”, ressaltou.
O ouvidor-geral de Contagem, Giuseppe Gazzineli, salientou que “a assinatura do acordo de cooperação técnica com o MPMG vai fortalecer o trabalho das ouvidorias municipais em todo Estado. Especialmente, a Ouvidoria de Contagem, reforçando o trabalho, ouvindo a população na proteção dos seus direitos junto ao Poder Público”.
A ouvidora do Ministério Público, Nádia Ferreira, destacou que com esta alternativa, as questões sobre a cidade solicitadas ao MPMG terão uma solução mais rápida, porque serão tratadas diretamente pela Prefeitura, possibilitando ao cidadão mais acesso, voz e participação na administração municipal.
“O trabalho das ouvidorias cresceu muito nos últimos anos e o cidadão cada vez mais tem força para reivindicar, sugerir, elogiar e ser ouvido, com maior transparência e respeito. O Ministério Público quer unir forças e aproximar o cidadão das causas públicas”.
Canais de atendimento ao Cidadão:
O cidadão pode acessar, no site da Prefeitura, todos os dias, os canais da Ouvidoria-Geral e da Ouvidoria SUS pelo Sistema FalaBr.
Site: https://www.portal.contagem.mg.gov.br/
Ouvidoria do Município:
Canal para o cidadão encaminhar demandas à administração municipal, como sugestões, reclamações, elogios e críticas, além solicitar informações à Prefeitura.
Ouvidoria Geral - pelo telefone: 08000313188; WhatsApp 3391-1061, pelo e-mail ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br ou pessoalmente no endereço av. João César de Oliveira, 6.620, bairro Beatriz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ouvidoria SUS - pelo telefone: 08002832947; WhatsApp 99257-0653; pelo e-mail ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br ou pessoalmente, no endereço av. General David Sarnoff, 3.113 - Cidade Industrial. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.